Cobertura Jornaística do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação

Cobertura Jornaística do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação

terça-feira, 4 de novembro de 2008

VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação e Meio Ambiente


No dia 28 de Outubro de 2008 foi o princípio de um grande evento que se realizou em três dias consecutivos, para nós da Pré-Iniciação Científica foi um momento de vários ensinamentos tanto na nossa vida profissional quanto pessoal.
Esse simpósio contou com a presença de grandes nomes que se preocupam e se dedicam ao meio ambiente e ao futuro dele. Esses profissionais tiveram a oportunidade de mostrar isso através de palestras, vídeos e entrevistas. Esse evento possuía o objetivo com que esses palestrantes tivessem a chance de discutir entre si e chegar a uma solução para os problemas do meio ambiente que foram apresentados durante a programação deste simpósio.
A grande diferença deste evento, entre tantos outros, foi o fato de que os adolescentes tiveram a oportunidade de participar como entrevistadores, adquirindo informações e levando para o seu lugar de convívio. Aprendemos também o que é Educomunicação, qual a sua importância, por que as pessoas se interessam cada vez mais sobre este assunto e como ele esta se expandindo. Essa foi uma experiência singular e importante para estes adolescentes, assim como para nós que também participamos tendo a oportunidade de falar quais foram os benefícios deste evento.

Como chegamos até o Simpósio

Pontos negativos.


· O que mais nos prejudicou foi a falta de preparo para a cobertura do evento, pois chegamos no Simpósio pensando que íamos ter alguém pra nos auxiliar,mas foi bem diferente, porque não tínhamos um coordenador e assim ficamos perdidas sem saber o que fazer e como fazer.
· No primeiro dia nós não aproveitamos muito do evento, porque havia muitas atividades e não possuíamos equipamentos para cobrirmos os painéis e as palestras apresentadas.
· Quando a nossa coordenadora chegou já estávamos muito atrasadas, descobrimos que tínhamos que ficar com o pessoal do blog, assim fomos para a sala de Internet do Sesc e então a nossa coordenadora sumiu e ficamos novamente sozinhas.
· No final do dia, por conta própria, descobrimos que poderiamos escolher as atividades dos nossos interesses e foi aí que a nossa coordenadora chegou, mais não resolveu e nem explicou nada, e nesse mesmo dia não tínhamos nenhum equipamento para utilizarmos no evento, pois pensamos que a coordenadora da Cobertura Jornalística do Jovens Educomunicadores proporcionaria para nós.
· Já no outro dia tivemos um novo coordenador que nos ajudou na sala de Internet mais tínhamos um novo problema, que era não saber mexer nos equipamentos, porque ninguém nos explicou e assim muitas entrevistas que conseguimos fazer ficaram prejudicadas pela falta de conhecimento do uso dos equipamentos (esse foi um dos pontos que mais nos afetou). Depois dessas expêriencias ficamos bem mais organizadas e conseguimos aproveitar mais o evento, embora tivessemos perdido muitas coisas no primeiro dia, mas já estamos recuperando através deste blog.